Discurso do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev no Grande Encontro Nacional da República da Turquia por Ocasião da Assinatura da Declaração de Ancara em 29 de outubro de 1998


scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb

Prezado Presidente da República da Turquia, senhor Suleyman Demirel!

Prezado Presidente do Grande Encontro Nacional da República da Turquia, senhor Hikmet Chetin!

Prezado Primeiro Ministro da República da Turquia, senhor Mesud Yilmaz!

Prezado Presidente da Geórgia, senhor Edward Shevardnadze!

Prezado Presidente do Cazaquistão, senhor Nursultan Nazarbayev!

Prezado Presidente do Uzbequistão, senhor Islam Kerimov!

Prezado Ministro das Energias dos Estados Unidos da America, senhor Bill Richardson!

A declaração assinada em Ancara durante as celebrações de comemoração pelos 75 anos da República da Turquia tem um valor histórico. Em primeiro lugar, por que ela atende aos interesses nacionais dos nossos países e de nossa gente. Ela também inaugura um novo estágio na cooperação entre os dois países.

É do conhecimento de todos que, alguns anos atrás, a República do Azerbaijão iniciou um intenso trabalho para incrementar o transporte dos seus recursos energéticos para os mercados mundiais. No dia 20 de setembro de 1994, um contrato foi assinado com um consórcio formado por 11 grandes corporações petrolíferas mundiais para a exploração conjunta das reservas petrolíferas "Azeri", "Chirag" e nas águas profundas da reserva "Guneshli" no Mar Cáspio. Este contrato foi denominado o "Contrato do Século".

No dia 12 de novembro do ano passado foi iniciada a extração de petróleo da reserva petrolífera "Chirag". A produção diária que sai deste poço para os mercados mundiais é de 10 mil toneladas de petróleo. Como resultado das obras que estão sendo realizadas atualmente, em um futuro próximo, esta produção será 3 vezes maior.

No contrato assinado em 1994 estavam previstas as construções de vários oleodutos que seriam usados para a exportação do petróleo do Mar Cáspio para os mercados mundiais. O primeiro deles é o oleoduto Baku - Novorossiysk. O segundo é o Baku - Supsa, que seria usado para as exportações na fase inicial. E por fim, o mais maior e mais importante, que atravessaria o território da Geórgia, o Baku - Ceyhan.

Nos últimos 4 anos anos, novos contratos com mais de 10 consórcios internacionais foram assinados visando a exploração de diversas reservas no setor azerbaijano do Mar Cáspio. Um grande volume de petróleo e gás natural é esperado como resultado das futuras extrações previstas nestes contratos.

Todos sabem que existem muitas reservas petrolíferas nos outros setores do Mar Cáspio que pertencem ao Cazaquistão, Turcomenistão, Rússia e Irã. É com grande satisfação que informo vocês que nestes setores, e em particular no setor do Cazaquistão, as obras visando a exploração destas reservas já estão em andamento.

Existem imensas reservas petrolíferas nos territórios dos países da Ásia Central e nos da bacia do Cáspio - Cazaquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Um trabalho de pesquisa e exploração está sendo realizado visando a extração no futuro, com vistas à exportação para os grandes mercados mundiais.

Todas estas novas possibilidades de negócios estão muito além daquilo prevíamos em 1994 quando planejamos a construção do oleoduto Baku - Ceyhan. É do conhecimento de todos também que a reserva "Tengiz" no Cazaquistão é riquíssima em petróleo e gás natural. Uma parte do petróleo extraído nesta reserva já está sendo exportada para os mercados mundiais através dos territórios do Azerbaijão e Geórgia e dos mares Cáspio e Negro. Quero informá-los que através desta rota já foram transportados mais de 2 milhões e quinhentos mil toneladas de petróleo do Cazaquistão.

Por causa do aumento da produção da reserva petrolífera "Tengiz", no futuro, será necessária a construção de um oleoduto entre o porto de Aktau no Cazaquistão e o porto de Baku. Isto mostra que o principal oleoduto exportador Baku - Ceyhan já é uma realidade. Assim, a declaração que foi assinada hoje aqui na Turquia em Ancara, é um resultado de um imenso trabalho que realizamos nos últimos 4 anos.

Para falar a verdade, existiram aqueles que se oporam à rota Baku - Ceyhan e que tentaram impedir a construção deste oleoduto. Algumas companhias chegaram a declarar que a escolha desta rota era um loucura do ponto de vista comercial. Obviamente, é necessário que levemos em consideração os interesses econômicos destas empresas e, no futuro, estaremos trabalhando com estas empresas. Contudo, na minha opinião a vontade política dos governantes dos países participantes do projeto ficou bem evidente na cerimônia de início das obras de construção do oleoduto.

Todos sabem que o Estado azerbaijano lançou os fundamentos para todos estes projetos no momento em que aceitou a parceria com as empresas petrolíferas internacionais para a exploração conjunta das riquezas energéticas do Mar Cáspio. Eu estou muito satisfeito com o trabalho realizado até hoje, o qual foi iniciado 4 anos atrás, e com apoio que o projeto está recebendo hoje dos líderes dos países participantes através da adocão desta grande Declaração.

Eu creio que o oleoduto Baku - Tiblis - Ceyhan tem um grande futuro e que experimentará grandes sucessos. Eu creio também que a construção deste oleoduto e seu uso no futuro irá fortalecer ainda mais os laços comerciais e fraternais entre os nossos países. Tudo isto prova que a soberânia e a liberdade de nossos países é algo muito importante. Foi apenas depois da conquista da independência é que nos tornamos os donos dos nossos recursos naturais e pudemos decidir como e quando fazer uso deles; foi apenas depois disso, que decidimos transportar o petróleo produzido para os mercados mundiais.

Quero hoje parabenizar a todos os líderes destes países amigos - Turquia, Cazaquistão, Geórgia, Uzbequistão e Estados Unidos da América - pela assinatura desta Declaração. Eu espero que o trabalho que estamos realizando hoje traga uma grande contribuição para o século XXI e para os próximos séculos.

Que ele seja coroado de sucesso!