Discurso do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev na Conferência Internacional de Restauração da Rota da Seda Realizada em Baku. 08 de setembro de 1998


scotch egg
scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Prezados líderes de Estados e delegações,

Senhoras e senhores!

Na trajetória histórica da civizalização humana, as rotas de transporte sempre tiveram um papel de grande influência em todoas as esferas- na política, na economia e na cultura. Um dos exemplos mais claros e que simboliza este fato é a Grande Rota da Seda- um fenômeno global e único que compreende um período histórico de mais de mil anos na vida de muitos países e povos, começando com a cultura chinesa antiga, passando pelos grandes geográficos- descobridores da Europa, as conquistas muçulmanas medievais, Renacentistas e muitas outras coisas.

O Azerbaijão desde os tempos antigos foi uma parte importante na Grande Rota da Seda, participando como uma ponte entre a Europa e a Ásia. Os países do Caúcaso e da bacia dos mares Cáspio e Negro representavam uma zona de comércio avançada, de riqueza cultural e de tolerância religiosa e por isso eram um dos componentes singulares da Grande Rota da Seda.

Como uma parte integral da história humana, a Grande Rota da Seda passou por períodos de glórias e declínios. Com o início do período das guerras, das ideologias e das oposições geopolíticas que estabeleceram linhas divisórias claras, ela desapareceu de nossas vidas e se tornou um linda lenda.

Contudo, com o fim da "guerra fria", com os povos se tornando independentes, com os adventos dos valores universais e normas democráticas, um processo de integração começou a dominar o cenário político mundial. Assim a idéia da Grande Rota da Seda uma vez mais apareceu como um exigência do curso da história.

É preciso fazer justiça à sábia decisão da União Européia que em maio de 1993 em Bruxelas, em um passo inicial, organizou uma reunião com os países dos Caúcaso e da Ásia Central para a discussão do assunto. As discussões foram sobre estratégias de desenvolvimento nacional, transporte internacional e comunicações comerciais.

O programa "Corredor de transporte da Europa-Caúcaso-Ásia (TRASEKA)" foi fundado naquela reunião e se tornou um dos projetos mais dinâmicos e economicamente efetivos a serem implantados na Eurásia.

Nos últimos 5 anos, devido à estreita cooperação entre os países participantes do programa, com o apoio ativo da Comissão da União Européia, um grande trabalho de modernização e construção de instalacões de comunicação, desenvolvimento de leis e códigos apropriados, treinamento de pessoal, aprimoramentos aduaneiros e na política de tarifas de exportação tem sido feito.

O evento importante para o desenvolvimento deste programa foi a assinatura do acordo de maio de 1996, na cidade de Serahse no Turcomenistão, sobre a regularização de transportes entre o Azerbaijão, Geórgia, Turcomenistão e Uzbequistão, ao qual outros países se união subsequentemente. Devido a este acordo, as tarifas de exportação foram reduzidas em 50%, os processos aduaneiros foram simplificados e a segurança e proteção dos transportes foram assegurados. Como resultado de tudo isto, nos últimos anos o volume de intercâmbio comercial entre a Europa e a Ásia usando o corredor Transcaucasiano aumentou em quase 10 vezes.

O sucesso do programa TRASEKA criou uma base para o aumento de cooperação em um nível mais elevado - a aceitação do programa de restauração da Grande Rota da Seda que é o tema da nossa conferência.

Preparada pelo grupo de trabalho da TRASEKA e contando com seu apoio técnico, sob o tema "O Acordo Básico e Multilateral para Transporte Internacional no Desenvolvimento do Corredor Europa-Caucasus-Ásia", a Declaração de Baku tem um importante valor econômico, político e histórico.

A sua adoção promoverá o desenvolvimento comércial, do transporte de recursos naturais, de benefícios e cooperação econômica nas regiões da Europa, Mar Negro, Caúcaso, Mar Cáspio e Ásia.

A restauração da histórica Grande Rota da Seda, envolvendo muitos novos países e regiões fornece um forte impulso para uma reaproximação e enriquecimento de nossos povos, fortalecendo os processos de independência e soberania de nossos Estados, conduzindo-os à democracia e à economia de mercado; isto irá promover e manter a paz, a estabilidade e segurança para todos.

A Grande Rota da Seda originou-se no passado, mas é uma rota do futuro. E eu creio que nós temos que seguir juntos nela, cooperando, respeitando e apoiando uns aos outros. Assim, esta rota levará todos os nossos povos ao caminho do bem - estar e da prosperidade.

Muito obrigado por sua atenção.