Discursos do Presidente do Azerbaijão, Heydar Aliyev Durante a Abertura e Fechamento da Conferência Internacional Para a Restauração da Histórica Rota da Seda. Baku, 08 de setembro de 1998


scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb

Prezados Chefes de Estado e Governantes!

Líderes das delegações!

Senhoras e Senhores!

Quero cordialmente congratular a todos os participantes da conferência internacioanal para a restauração da histórica Grande Rota da Seda.

É uma grande honra para o Azerbaijão organizar tão importante conferência em conjunto com o Comitê da União Européia.

Nossa conferência é o resultado de esforços efetivos do Comitê da União Européia no campo de assistência aos países que recentemente se tornaram independentes. A base desta assistência foi lançada pelo TACIS, o qual foi fundado em 1991. Dentro da estrutura nacional e dos programas intergovernamentais do TACIS muitos projetos importantes estão sendo implementados, os quais assistem na condução da democracia e reformas de mercado nos países recentemente independentes.

Um destes projetos é o programa "Corredor de Transporte Transcaucasiano Europa- Caúcaso- Ásia (TRASECA)". Em Bruxelas, em uma proposta do Comitê da União Européia foi realizada uma reunião com os representantes do Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Armênia, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Nesta reunião os representantes discutiram assuntos relacionados à infraestrutura de transportes na região.

A declaração de Bruxelas foi o primeiro documento internacional que definiu a importância, as diretrizes claras, as formas e os mecanismos de cooperação para o estabelecimento do corredor Europa- Caúcaso- Ásia.

Desde então foram realizadas cinco reuniões - Almata, Viena, Veneza, Atenas e Tiblis - nas quais o grupo de trabalho da TRASECA estabeleceu projetos que gradualmente implementaram a modernização do estrutura de transporte existente e a construção de novos projetos. A Ucrânia e a Mongólia hoje já desfrutam de plenos direitos como participantes dos programas da TRASECA.

O sucesso na impletação do programa TRASECA, que foi um grande trabalho do Comitê da União Européia e dos países menbros, e os resultados positivos de nossa cooperação tem estimulado a criação de outros projetos em larga escala. A restauração da histórica Grande Rota da Seda tem um lugar de destaque entre estes projetos.

Tendo em vista isso, o Comitê da União Européia e os países participantes do programa TRASECA tomaram a decisão de organizar em Baku a conferência que hoje se inicia.

Estão participando desta conferência delegados de 32 países e 13 organizações internacionais.

Estou certo de que as discussões sobre a restauração da histórica Rota da Seda, os resultados e conclusões de nossa conferência serão de grande importância para o desenvolvimento das estruturas de transportes nacionais e regionais, para a cooperação econômica internacional, para o fortalecimento da paz, para a estabilidade e progresso na região da Eurásia.

Quero agradecer ao grupo de trabalho do TRASECA pelo seu trabalho na preparação de nossa conferência, no desenvolvimento e preparação dos documentos que foram apresentados para a aprovação.

Quero agradecer ao Comitê da União Européia pela assistência na organização da conferência e pelo apoio técnico e financeiro aos países recém- independentes na condução da democracia, reforma de mercado e desenvolvimento de colaboração internacional.

Quero expressar minha gratidão a todos os participantes desta conferência por aceitarem o convite para vir à cidade de Baku e quero desejar a todos sucesso no trabalho na hospitaleira terra do Azerbaijão.

Eu declaro aberta a conferência internacional para a restauração da histórica Grande Rota da Seda.

Discurso de Fechamento

Prezados chefes de Estados, líderes das delegações, participantes desta conferência!

A conferência internacional de Baku sobre a restauração da histórica Grande Rota da Seda concluiu os seus trabalhos.

Quero parabenizá-los nesta ocasião pelo êxito na conclusão dos trabalhos desta conferência e pela assinatura do nosso principal acordo- A Declaração de Baku e o comunicado oficial conjunto.

Sob o meu ponto de vista, eu não estarei mentindo se eu disser que a conferência internacional de Baku sobre a restauração da histórica Grande Rota da Seda foi um evento que produzirá efeitos históricos de tremenda importância.

Todas as delegações discursaram nesta conferência, em um total de 45 discursos. Nestes discursos as mais importantes idéias e sugestões foram apresentadas, as quais sem dúvida alguma nos ajudará nas nossas ações conjuntas.

A preparação e o êxito na conclusão desta conferência só foi possível por causa do nosso trabalho conjunto. Ao mesmo tempo, em nome de todos os partipantes desta conferência, quero destacar o grande trabalho do Comitê da União Européia. Cinco anos atrás, em maio de 1993, pela iniciativa do Comitê da União Européia, representantes de 8 países do Caúcaso e da Ásia Central se reuniram em Bruxelas, quando começaram a cooperação sobre o desenvolvimento dos transportes e todos os tipos de comunicação entre a Europa, Caúcaso e Ásia.

Cinco anos se passaram desde então. Hoje testemunhamos que as bases foram firmes e que isto se tornou em uma grande organização. Nesta conferência nós presenciamos o imenso interesse de todos os participantes quando discutiam sobre a importância, significado e o potencial no futuro dos temas que abordamos.

Durante os últimos 5 anos o Comitê da União Européia realizou muitos trabalhos importantes. Entre eles está o trabalho de preparação desta conferência. Eu espero que, após a assinatura dos principais acordos, todos nós possamos desfrutar do apoio e a da assistência da União Européia e a do Comitê da União Européia.

A participação de chefes de Estado e presidentes conferiu especial importância aos trabalhos da conferência. Quero expressar minha gratidão aos chefes de Estado e presidentes pela ativa partipação na preparação desta conferência, pelos seus valiosos e importantes discursos e pelo trabalho que realizamos juntos.

Durante toda a conferência os participantes, no exercício de suas atividades, criaram neste salão uma atmosfera onde prevaleceram o respeito mútuo, a amizade e a cooperação. Isto mostra que somos unâmimes no nosso parecer sobre a necessidade da restauração e desenvolvimento da histórica Grande Rota da Seda.

A meu ver, o traço característico de nossa conferência é que, tomando por base as diretrizes da organização Europa-Caúcaso-Ásia Trancaucasiana, durante os últimas reuniões pela primeira vez uma cooperação estreita entre a Europa e a Ásia começou a existir. A participação dos representantes da Eurásia também mostraram que mudanças importantes tem acontecido no que concerne a uma estreita intregração da Europa e Ásia.

Esta conferência assume um importância especial para o Azerbaijão. Quero agradecer ao Comitê da União Européia, presidentes e chefes de Estados e a todos os participantes desta conferência pela honra que demostraram ao Azerbaijão e por realizarem em Baku uma conferência de tamanha importância.

Quero assegurá-los que nós apreciamos sua confiança e que faremos o nosso melhor para construir a ponte entre a Europa e a Ásia, para sermos mais efetivos no cumprimento dos nossos deveres na implantacão do programa de restauração da histórica Grande Rota da Seda.

Quero agradecer pela decisão de estabelecer a secretária de nossa organização, que será localizada no Azerbaijão, para a restauração da histórica Grande Rota da Seda.

Eu acho que nós todos temos consciência de que os acordos que foram assinados hoje são de ações conjuntas e que sem dúvida, a secretaria, como a representação das aspirações conjuntas da organização, cumprirá o seu dever com dignidade.

Hoje, pela primeira vez na sua história, e mais exatamente depois de sua independência, é realizada no Azerbaijão uma conferência internacional de tamanha importância; representantes de 32 países e 13 organizações internacionais se reunem em Baku. Eu vejo isto como uma grande honra para o independente e soberano Azerbaijão e nós faremos o nosso melhor para valorizar esta confiança e respeito.

A conferência de hoje nos uniu e nos chamou à cooperação, ao mútuo entendimento e à amizade; eu creio que esta conferência terá um importante papel nisso para que nós sejamos mais efetivos na cooperação e no proteção da paz, bem-estar e progresso em todos os países na região da Eurásia.

Prezados chefes de Estados, quero agora convidá-los para tirarmos uma foto que ficará na memória.

Eu declaro encerrada a conferência internacional de Baku para a restauração da histórica Grande Rota da Seda.