Discurso do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev na Cerimônia de Comemoração do Quinto Aniversário do "Contrato do Século". Palácio da República, 20 de setembro de 1999


scotch egg
scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Prezados senhoras e senhores!

Estimados visitantes e amigos!

De todo o meu coração quero parabenizar a todos os azerbaijanos e os cidadãos de nosso país neste dia comemorativo - O quinto aniversário do "Contrato do Século".

Os cinco anos de história do "Contrato do Século" são um dos resultados positivos do processo de reconstrução no campo legal, democrático e secular no Azerbaijão. Através de uma consistente política interna e externa, o Azerbaijão está estabelecendo os princípios da economia de mercado. O país está se integrando na economia mundial e tem trabalhado na busca de investimentos externos. Como um resultado de um trabalho de nossa equipe, cinco anos atrás o mencionado contrato foi assinado.

Quero hoje parabenizar e expressar minha gratidão a Companhia Operacional Internacional do Azerbaijão e seus funcionários, a Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão, a todos os petróleiros, as associações e corporações e a todos aqueles que estão envolvidos no processo de execução das obras relacionadas ao contrato.

Quero sinceramente agradecer a todas as delegações que se dispuseram a vir para esta importante comemoração, pelas congratulações e votos de prosperidade relacionadas ao "Contrato do Século" e suas operações.

Muitas mensagens de congratulaçãos nos foram enviadas relacionadas a esta celebração. Mensagens de congratulação foram enviadas pelo Senhor William Clinton, o Presidente dos Estados Unidos da América, pelo Senhor Tony Blair, o Primeiro - Ministro da Grã - Bretanha, pelo Senhor Suleiman Demirel, o Presidente da Turquia, pelo Senhor Obutchi, o Primeiro - Ministro do Japão, pelo Senhor Bondevik, o Primeiro - Ministro da Noruega, pelo Senhor Shevardnadze, o Presidente da Geórgia, pelo Senhor Karimov, o Presidente do Uzbequistão, pelo Senhor Nabarbayev, o Presidente do Cazaquistão, o Rei da Arábia Saudita e muitos outros políticos, chefes de Estados.

Em todas estas congratulações podemos perceber o respeito e a estima destes países para com o Azerbaijão. As obras realizadas pelo Azerbaijão e em parcerias com as grandes corporações internacionais de petróleo também foram enfatizadas nestas congratulações. Queremos desejar que todos os votos de prosperidade expressadas nestas mensagens se tornem realidade no futuro na execução das obras. Quero expressar minha gratidão por todas estas coisas.

O Azerbaijão é um país petrolífero antigo. A produção industrial de petróleo no Azerbaijão possui 150 anos de história. Esta história pode ser dividida em 3 períodos: O primeiro, do início da produção até 1918 - 1920. O segundo, é o período imediatamente depois daqueles anos até aos anos que antecederam a independência do Azerbaijão. O terceiro período, compreende os anos do Azerbaijão pós - independência.

Durante estes 150 a indústria petrolífera do Azerbaijão constantemente progrediu e serviu não apenas ao Azerbaijão mas também a outros povos do mundo. Depois de 1918 - 1920, a indústria petrolífera azerbaijan experimentou um imenso progresso. Nesta ocasião um imenso avanço científico e tecnológico foi alcançado e uma estrutura industrial com trabalhadores altamente qualificados foi formada. O Azerbaijão enganjou-se no descobrimento e exploração de novos campos petrolíferos nos territórios da antiga União Soviética. O petróleo extraído no Azerbaijão teve um papel muito importante na vitória aliada contra as forças da Alemanha nazista na Segunda Guerra mundial.

O Azerbaijão tornou-se a "academia do petróleo". Os petroleiros azerbaijanos trabalharam e ainda continuam trabalhando até os dias atuais, nos territórios da antiga União Soviética, na Rússia e nas regiões chamadas " Segunda Baku", "Terceira Baku", "Quarta Baku" e outras áreas.

O grande mérito do povo azerbaijano, dos seus petroleiros e pesquisadores, foi a descoberta dos ricos campos de petróleo e gás natural no Mar Cáspio 50 anos atrás. Naquela ocasião, pela primeira vez a extração industrial de petróleo foi iniciada em um local denominado "Rochas de Petróleo". Este evento foi o primeiro na história petrolífera mundial.

Nosso convidado da Grã - Bretanha mencionou no seu discurso que já por 30 anos petróleo tem sido extraído no Mar do Norte. Mas no Azerbaijão já por 50 anos o petróleo é extraído do Mar Cáspio. Depois disso, esta técnica espalhou-se para todas as partes do mundo. Atualmente modernas tecnologias e equipamentos altamente sofisticados possibilitam a extração de petróleo em imensas reservas petrolíferas até nas partes mais profundas dos oceanos e mares. A descoberta das reservas de petróleo e gás natural no Mar Cáspio, sua exploração e exportação destas técnicas para o mundo são os grandes méritos do povo azerbaijano, de seus pesquisadores e petroleiros.

Tudo isso contribui para a assinatura do "Contrato do Século" 5 anos atrás. Como é do conhecimento de todos, as reservas petrolíferas "Azeri", "Chiraq" e "Guneshli" foram descobertas em 1970, ocasião também que marcou o início das explorações na área. Depois disso, as reservas do Mar Cáspio e outros campos foram descobertos e seus potenciais de produção estimados. Os petroleiros, geologistas e pesquisadores azerbaijanos descobriram petróleo e gás natural não apenas no setor azerbaijano do Mar Cáspio, mas também em outras áreas deste mar. Estes são méritos incontestáveis dos petroleiros, geologistas e pesquisadores azerbaijanos que tem trabalhado arduamente nestas áreas em benfécio ao país. Temos que relembrar estes fatos e temos que agradecer a estes homens por estas conquistas alcançadas.

Depois que o Azerbaijão assinou o "Contrato do Século" 5 anos atrás, outros países da bacia do Cáspio também iniciaram explorações de petróleo e gás natural nos seus respectivos setores. Desta maneira, o Azerbaijão contribuiu não apenas com a descoberta dos ricos depósitos de petróleo e gás natural, mas também está tendo um importante papel no desenvolvimento da indústria petrolífera no Mar Cáspio. Neste final de século XX e início do século XXI, o Azerbaijão está lançando os fundamentos para o uso dos recursos energéticos do Mar Cáspio não apenas para si, mas também para o mundo, incluindo os Estados às marges deste mar. Estes são fatos que nos orgulham imensamente.

O "Contrato do Século" e todas as obras relacionadas a ele possui um grande valor histórico para nossa nação. O "Contrato do Século"também possui importância internacional. Por causa de tudo isto, este contrato assinado 5 anos atrás pôde ser corretamente denominados "o Contrato do Século".

As informações detalhadas e os dados das obras realizadas nos últimos 5 anos estão contidos no relatório de Ilham Aliyev e nos outros discursos. Através deles, podemos ver os resultados deste contrato petrolífero. O Azerbaijão está lucrando com ele. Nós já estamos extraindo e exportando petróleo; já construimos 2 oleodutos para exportação e estamos trabalhando para a construção do principal oleoduto. Quero enfatizar que o oleoduto Baku - Ceyhan é de fundamental importância para o transporte do petróleo azerbaijano para os mercados mundiais e tem que ser construído e colocado em operação.

É do conhecimento de todos os lucros que o Azerbaijão terá nos próximos anos e décadas advindos o "Contrato do Século" e de outros acordos. Os números com estes valores neste sentido já foram publicados. Quando o "Contrato do Século" foi assinado algumas pessoas não acreditavam nele, outras estavam amedrontadas e ainda outras queriam sabotá-lo. Tudo isso demostra como a assinatura do contrato e sua execução era complexa e difícil para o Azerbaijão. Contudo, passamos em todos os testes, removemos todas as dificuldades e resistimos firmemente. O resultado foi que mantemos nossas promessas e em 1997 as primeiras extrações foram iniciadas.

O "Contrato do Século" foi assinado como um resultado da confiança das grandes potências e companhias petrolíferas mundias no pós - independente Azerbaijão. O nosso trabalho realizado em parceria com as empresas que fazem parte da Companhia Operacional Internacional provou ao mundo duas coisas. Em primeiro lugar, que o setor azerbaijano do Mar Cáspio possui imensas reservas de petróleo e gás natural. Em segundo lugar, que é possível a execução de projetos a longo prazo devido a segurança fornecida pelo Estado azerbaijano a tais atividades.

Um dos fundamentos de tudo isto é o processo de construção democrática levado adiante no Azerbaijão. Um outro de fundamental importância foi a abertura do Azerbaijão para o mundo. Além deles, o processo de estabilização e normalizaçãos das condições sócio - políticas internas a partir de 1993, exerceu um papel extremamente importante. Em tais condições de estabilidade, sem a existência de transtornos, as grandes corporações mundias de petróleo confiaram no Azerbaijão e começaram sua cooperação conosco. Como um resultado de tudo isto, nos últimos 3 anos cerca de 18 acordos diferentes foram firmados. Atualmente temos 19 contratos assinados com as grandes corporações mundias de petróleo, empresas de 14 países diferentes. Eu posso seguramente afirmar que todos eles serão executados com sucesso, da mesma maneira que tem sido o "Contrato do Século".

As obras que estão sendo e serão realizadas por nós são feitas tanto para o presente como para o futuro do Azerbaijão. Nós queremos um país que seja sempre independente e livre. Nós já alcançamos parte deste objetivo. Mas ainda há muito para ser feito com relação à nossa independência econômica e política. Nós queremos que nosso país seja economicamente desenvolvido. Nós queremos criar uma vida de prosperidade para todos os cidadãos de nosso país. Nós queremos viver constantemente como um Estado independente. Todo este trabalho - trabalho realizado não apenas na área petrolífera, mas em todas as esferas da economia e sociedade no Azerbaijão - possui um só propósito. Nós conseguimos sair da recessão que enfrentamos até 1995. A partir de 1996, a economia azerbaijana experimentou um período de crescimento no Produto Interno Bruto (PIB), na produção industrial e agrícola. A produção e o crescimento tem crescido todos os anos.

Em 1994 a taxa anual de inflação no Azerbaijão era de 1600%. Em 1997 nós controlamos a inflação. Atualmente não existe inflação no país e o valor do Manat, nossa moeda nacional, tem aumentado. Tudo isto tem contribuído para a melhoria das condições de vida dos nossos cidadãos. Nos últimos 3 - 4, o sálário médio dos trabalhadores triplicou. Mas isto ainda não é o bastante. Nós ainda não estamos satisfeitos. Eu queria mencionar estes fatos apenas para relembrar uma vez mais das conquistas que temos alcançado.

Hoje, quando comemoramos os 5 anos da assinatura do "Contrato do Século", nossa voz está sendo ouvida em todos os recantos do Azerbaijão. Eu penso nos nossos queridos compatriotas que estão vivendo em pequenas barracas porque foram expulsos de suas terras e que nos ouvem agora. Eles são os refugiados que foram expulsos como resultado da ocupação das terras azerbaijanas pelas forças armadas da Armênia. Eles confiam em nós e enquanto nos ouvem, podem estar pensando: "Tudo isto é muito bom, mas quando retornaremos para nossa terra e para nossas casas?" Hoje, uma vez mais quero enfatizar que todo o nosso trabalho visa o fortalecimento do Estado azerbaijano e o desenvolvimento do seu potencial econômico. Sem dúvida alguma, tudo isto contribuirá para a solução da questão dos refugiados e outros problemas existentes.

Quero declarar que alcançaremos uma solução pacífica para o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão. Que nosso compratiotas expulsos de suas terras retornarão para lá e que a integridade territorial do Azerbaijão será assegurada.

A política petrolífera do Estado azerbaijano já está produzindo resultados positivos. O Azerbaijão é hoje reconhecido mundialmente por seu esforço pela indepedência, liberdade e desenvolvimento.

Eu já mencionei que nosso trabalho está sendo direcionado para o futuro. Todos os anos temos testemunhado resultados promissores do nosso trabalho e nosso povo se beneficiará disso. Contudo, nosso compromisso é com a geração atual e inclui minha responsabilidade como Presidente de fazer todo o possível para fortalecer o Estado azerbaijano para que nosso país possa constatemente viver em liberdade. Nosso compromisso lançará os fundamentos para uma vida de liberdade e segurança para as futuras gerações. O trabalho que está sendo realizado e os lucros e as riquezas advindas do "Contrato do Século", bem como de outros contratos, são os fundamentos de uma vida feliz para as futuras gerações do povo azerbaijano. Isto é o cumprimento de nossas promessas para com aquelas gerações.

O Azerbaijão é um país pacífico. O Azerbaijão quer paz tanto internamente como em todas as regiões do mundo. Por causa disso, desejamos paz na região do Caúcaso e no mundo inteiro. Todos nós queremos daqui para frente que o Azerbaijão viva em paz, prosperidade e conforto.

O meu desejo é que o Estado azerbaijano, seu povo e seus cidadãos sejam prosperos no futuro. Eu estou totalmente convencido de que tudo, tudo o que estamos fazendo conduzirá o Azerbaijão para adiante e que sua bandeira será erguida bem alto!