Discurso Introdutório do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev na Cerimônia de Assinatura do Acordo de Construção do Principal Oleoduto Exportador Baku - Tiblis - Ceyhan. 17 de outubro de 2000


scotch egg
scotch egg
scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Prezados senhoras e senhores!

Amanhã, dia 18 de outubro, é o nono aniversário da adoção da Constituição que declarou o Azerbaijão um Estado independente. Depois da adoção daquela Constituição, o Azerbaijão tornou- se independente e vive como um país livre já por 9 anos. Quero, de todo meu coração, parabenizar a todo o povo azerbaijano e a todos os cidadãos pelo Dia da Independência. Quero desejar ao povo azerbaijano paz, prosperidade, felicidades e que a independência de nosso país permaneça para sempre.

Hoje nos reunimos aqui para uma ocasião de dimensão histórica. Como é do conhecimento de todos, em setembro de 1994, assinamos o primeiro contrato foi com as grandes corporações mundias de petróleo para a exploração conjunta das ricas reservas de petróleo no setor azerbaijano do Mar Cáspio. Desde então, estamos envolvidos na execução e implementação deste contrato. Em certo sentido, a nova política petrolífera do Azerbaijão foi iniciada. A assinatura do "Contrato do Século" em setembro de 1994 foi uma consequência da liberdade que o povo do azerbaijano e seu país conquistaram.

Com muito orgulho no coração, posso afirmar hoje que a assinatura do contrato tem consistentemente produzido resultados positivos.

O primeiro contrato abriu as imensas reservas petrolíferas e de gás natural do Mar Cáspio para o mundo. Até o atual momento, 20 novos contratos foram assinados.

O "Contrato do Século" foi uma parceria da Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão com 11 empresas estrangeiras para a exploração conjunta das reservas petrolíferas "Azeri", "Chirag" e as partes em águas profundas da reserva "Guneshli" no setor azerbaijano do Mar Cáspio. Esta cooperação está sendo levada adiante com sucesso desde o início das extrações na reserva "Chirag" em 1997. O petróleo extraído destas reservas está já sendo exportado para os mercados mundiais. Desta maneira, podemos ver os resultados práticos do contrato que assinamos.

É natural que, durante a execução de um contrato desta natureza, a extração e exportação de tamanho volume petróleo para os mercados mundiais precisa ser considerada pelo contrato. Por isso, para que o petróleo extraído alcançasse os mercados mundiais, a construção de diversos oleodutos, incluindo o principal oleoduto exportador - Baku - Tiblis - Ceyhan, foi planejada depois do primeiro contrato.

A partir de 1994, em parceria com as companhias estrangeiras de petróleo, temos executado as principais obras para a criação do principal oleoduto exportador, o oleoduto Baku - Ceyhan, que mais tarde foi denominado Baku - Tiblis - Ceyhan.

É do conhecimento público que as obras neste sentido tem enfrentado muitos problemas e obstáculos. Muitos declararam que a construção deste oleoduto estava fora da realidade. Nos últimos anos o oleoduto Baku - Tiblis - Ceyhan esteve no centro das atenções da comunidade mundial. Contudo, o Azerbaijão, a Turquia e a Geórgia, junto com as empresas participantes do Consórcio, consistetemente trabalharam no assunto, batalharam e consequiram que a construção do oleoduto Baku - Tiblis - Ceyhan se tornasse viável.

O ponto alto deste trabalho foi um acordo assinado em novembro de 1999, durante uma conferência de cúpula da OSCE em Istambul. O acordo foi assinado entre os presidentes da República do Azerbaijão, Turquia, Geórgia e Cazaquistão. Este acordo também foi assinado pelo Senhor Bill Clinton, o Presidente dos Estados Unidos da America.

Desta maneira, nossas longas negociações foram concluídas com a adoção de tal documento político. Contudo, desde aquela data até o dia de hoje, continuamos a enfrentar dificuldades, pois existiam muitas preocupações com relação à construção, com custos e outros temas de natureza técnico e comercial relacionadas ao oleoduto Baku - Tiblis - Ceyhan. Esta divergência de opiniões ocorreu até mesmo dentro das empresas que estão incluídas no Consórcio. Por isso, foi precesso trabalhar neste assunto.

O trabalho foi realizado pelo Azerbaijão, Turquia e Geórgia e pelas delegações por eles apontadas. Os Estados Unidos da América e o seu governo também constantemente apoiaram todo o processo. Todas as questões de ordem técnica e comercial foram solucionadas. Como um resultado disso, a Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão e as empresas que estão incluídas na Companhia Operacional Internacional do Azerbaijão, em cooperação, prepararam os acordos de natureza técnica e comercial para a construção do principal oleoduto exportador Baku - Tiblis - Ceyhan. Hoje estamos aqui reunidos para a assinatura desses acordos.

Foi acertado que o acordo será assinado hoje no Azerbaijão e na sua capital Baku, amanhã em Tiblis, na Geórgia e depois de amanhã na Turquia. A assinatura destes acordos, naturalmente, iniciará um novo estágio nesta área e os aspectos práticos da construção do principal oleoduto exportador será iniciada.

Discurso Final

Prezados senhores e senhoras!

Prezados amigos!

Hoje compartilhamos a opinião de que o momento que estamos presenciando é um monento histórico.

Quando em setembro de 1994, o primeiro contrato petrolífero foi assinado, ficamos extremamente orgulhosos e muitos felizes e enxergamos nele um futuro brilhante para o Azerbaijão.

Como é do conhecimento público, muitas pessoas duvidaram da viabilidade do contrato, outros não acreditaram nele e ainda alguns tentaram criar obstáculos a ele. Este contrato causou ciúmes e discontentamento tanto no Azerbaijão como fora do país. Contudo, a imensa maioria do povo azerbaijano aprovou este projeto como sendo de natureza histórica e como o mais significante passo para o futuro de nosso país.

O período imediatamente posterior a este foi muito difícil para nós. Nós enfrentamos uma imensa pressão tanto de dentro como de fora do país. Na imprensa de muitos diferentes países foram publicados artigos sobre o assunto. A maioria deles eram declaradamente contrários e avessos ao contrato. Desta maneira, eles queriam semear dúvida e confusão em nosso trabalho, na comunidade internacional e no Azerbaijão.

Nossos inimigos, tanto interna como externamente, entenderam que este contrato é um dos mais importantes eventos para o fortalecimento do processo de independência no Azerbaijão. Não foi por acaso que, um dia após a assinatura deste contrato, uma grande incitamento foi levantado contra o Azerbaijão. Perigosos criminosos, que já haviam sido condenados ao isolamento pelo Ministério da Segurança Nacional, com a ajuda de outras forças provocaram arruaças e criaram um clima de instabilidade no Azerbaijão. Uma semana depois, aconteceram atos de terrorismo contra homens públicos e políticos no Azerbaijão, o que culminaram com a morte de dois deles.

Seguindo o curso das coisas, uma tentativa de golpe militar ocorreu em 03 - 04 de outubro de 1994 no Azerbaijão. Nós conseguimos evitar este golpe com a unidade e a força de nosso povo e da nossa nação. Contudo, os inimigos internos e externos do Azerbaijão continuaram a obstruir nossa política independente e o desenvolvimento de nosso país.

Seis meses depois daquele incidente, uma nova tentativa de golpe militar aconteceu no Azerbaijão. Isto foi organizado no exterior, com a participação de forças criminosas dentro do país. Infelizmente, alguns partidos políticos que hoje fazem parte da oposição participaram ativamente naquela tentativa de golpe. Uma vez mais, nós conseguimos sufocar aquele movimento. Isto provocou derramento de sangue, com a morte de alguns, mas nós destruimos as forças que agiram contra a independência e a soberania do Azerbaijão.

Nos anos subsequentes, enfrentamos uma grande quantidade de problemas no Azerbaijão. Nossos inimigos internos e externos entenderam que o Azerbaijão estava triunfando como um país independente e que a cada dia nosso país estava se fortalecendo; que com a nova política petrolífera um grande futuro vislumbrava para nossa República. Essas pessoas fizeram estas terríveis coisas para impedir que alcançássemos nossos objetivos, para enfraquecer o Azerbaijão e para tomar o controle do país através das forças de grupos criminais separatistas.

Nos últimos anos, enfrentamos terríveis problemas e dificuldades para resgatarmos o povo azerbaijano dos muitos perigos e para proteger nossa independência e soberania nacional. Contudo, consistentemente estamos levando adiante a política petrolífera adotada pelo governo, com vistas ao desenvolvimento econômico do Azerbaijão.

Como já foi mencionado anteriormente, a construção do oleoduto Baku - Tiblis - Ceyhan também se constitui uma parte fundadmental da nossa política petrolífera. Todas as provocações e pressões que fora vieram sobre nós foram mal sucedidas. E nos últimos anos todo tipo de propaganda foi feita contra a construção do principal oleoduto exportador Baku - Tiblis - Ceyhan; aconteceram também atos de provocação contra nós. Contudo, com muita vontade e determinação, aliados à uma política econômica correta e uma política externa independente e em cooperação com as grandes corporações internacionais de petróleo, conseguimos chegar onde estamos hoje.

O principal oleoduto exportador Baku - Tiblis - Ceyhan passou por um caminho espinhoso. Contudo, hoje constatamos que trilhamos este caminho com sucesso. O Azerbaijão, a República da Turquia e a Geórgia ultrapassaram todas as barreiras do caminho com sucesso e como um resultado do constante apoio dos Estados Unidos da América, hoje, finalmente, assinaram o acordo.

Hoje uma nova etapa está sendo iniciada. Os discursos proferidos hoje, e em particular o discurso do Senhor David Voodvord, demonstra que começamos os trabalhos práticos e que estes trabalhos serão levados adiante com sucesso. E em 2004, o petróleo do Mar Cáspio até ao Mar Mediterrâneo estará sendo escoado através do principal oleoduto exportador Baku - Tiblis - Ceyhan. Todos juntos - Turquia, Geórgia, Azerbaijão, as companhias estrangeiras e os países que elas representas - levaremos adiante este programa com sucesso com o apoio dos Estados Unidos da América.

Quero convocar a todos aqueles que querem impedir esta obra, tanto dentro de nosso país como no exterior, que prestem atenção a todas as dificuldades e obstáculos que o Azerbaijão venceu com sucesso nos últimos 7 anos e tirem suas próprias conclusões.

Estamos fazendo todo este trabalho visando o desenvolvimento econômico do Azerbaijão. Estamos realizando todas estas obras com o objetivo de melhorar as condições de vida do povo azerbaijano. Todo este trabalho está sendo feito para que as futuras gerações tenham um futuro brilhante. Estamos fazendo um trabalho de longo termo em cooperação com diversos países. Por isso, estou confiante que nosso trabalho será coroado com sucesso.

Quero parabenizar à Companhia Operacional Internacional do Azerbaijão, à Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão, ao Estado azerbaijano, ao governo e seu povo nesta ocasião de assinatura destes acordos.

Agora passamos o bastão para a Geórgia e depois para a Turquia. Quero pedir ao senhor Voodvord que transmita minhas saudações a todos e mais especialmente minhas saudações ao meu amigo Eduardo Shevardnadze, o presidente da Geórgia e a todo povo georgiano.

Nossas saudações também ao prezado senhor Almet Nejdet Sezer, o Presidente da República da Turquia, ao prezado Bulent Ejevit, o Primeiro Ministro da República da Turquia e a todos os irmãos turcos.

Uma vez mais, quero parabanizar a todos vocês e desejá- los muito sucesso no vosso caminho.