BIOGRAFIA


Heydar Alirza Ogul Aliyev O Líder Nacional Do Azerbaijão
 

Heydar Alirza Oglu Aliyev nasceu em 10 de Maio de 1923, na cidade de Nakchivan, província autônoma do Azerbaijão. Em 1939, após graduar-se na Escola Pedagógica de Nakchivan, ingressou no departamento de arquitetura do Instituto Industrial Azerbaijano (a atual Acadêmia de Óleo do Governo Azerbaijano). O advento da Segunda Guerra Mundial impediu que ele completasse seus estudos.

Apartir de 1941, Heydar Aliyev tornou-se o dirigente do Departamento de Assuntos Internos do Partido Comunista de Nakchivan, que era neste tempo parte da URSS. Em 1944, transferiu-se para o Departamento de Segurança Nacional, onde trabalhou por muitos anos. Em 1964, tornou-se o vice-presidente do Comitê de Segurança Nacional, orgão do Cabinete de Ministros da República do Azerbaijão. Em 1967, assumiu a presidência do referido Comitê, sendo elevado ao posto de Tenente do Exército. Durante este período, graduou-se na Universidade de Leningrado (atualmente São Petersburgo). Em 1957, formou-se em História na Universidade do Governo Azerbaijano.

Em julho de 1969 foi eleito com direitos plenos para o Comitê Central do Partido Comunista do Azerbaijão. Eleito como Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista do Azerbaijão, assumiu o governo da República. Em dezembro de 1982, Heydar Aliyev foi eleito como membro rotativo do Politiburgo do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, sendo apontado para o posto de vice-presidente do Cabinete dos Ministérios da URSS, tornando-se um dos seus líderes. Por 20 anos, Heydar Aliyev foi um deputado do Supremo Soviético da URSS e por 5 anos o Vice-Presidente deste orgão.

Em outubro de 1987, Heydar Aliyev renunciou seu posto, em protesto contra a política do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e contra Michael Gorbachov, o então Secretário Geral do Partido.

No dia seguinte à tragédia do dia 20 de Janeiro de 1990 em Baku, na qual as tropas soviéticas massacraram centenas de cívis, Heydar Aliyev entrou com uma petição junto à represetentação azerbaijana em Moscou. Na petição requeria a punição dos responsáveis por aquele crime bárbaro contra o povo azerbaijano. Em julho de 1991, em um sinal de protesto contra a política hipocrita da URSS e em conexão com o conflito de Nagorno-Karabackh, abandonou o Partido Comunista da União Soviética.

Em Julho de 1990 havia retornado ao Azerbaijão, residindo primeiramente em Baku e em Nakhchivan em seguida. Foi nesta ocasião que ocorreu a sua eleição para Deputado do Supremo Soviético do Azerbaijão.

Entre os anos de 1991-1993 assumiu o posto de Presidente do Supremo Soviético na região Autônoma de Nakchivan e vice-presidente do Supremo Soviético (Milli Mejlis) da República do Azerbaijão.

Em 1992, em um congresso do Partido Novo do Azerbaijão em Nakchivan, Heydar Aliyev foi eleito presidente do partido.

Entre os meses de maio e junho de 1993, como o resultado de uma grave crise política no governo, o Azerbaijão encontrava-se à beira de uma guerra cívil. Diante disso, o povo azerbaijano reivindicou que Heydar Aliyev assumisse o poder. Assim os líderes do Azerbaijão se sentiram forçados a oficialmente convidar Heydar Aliyed a retornar a Baku. Em 15 de junho de 1993, Heydar Aliyev foi eleito como presidente do Supremo Soviético do Azerbaijão, e em 24 de julho do mesmo ano, em uma resolução do Milli Mejlis (Congresso Nacional) assumiu o posto de Presidente da República do Azerbaijão.

No dia 03 outubro de 1993, como resultado das eleições gerais, Heydar Aliyev foi eleito Presidente da República do Azerbaijão. No dia 11 de outubro de 1998, em uma eleição ampla e aberta a todos os setores da população, Heydar Aliyev foi re-eleito Presidente com 76,1% dos votos.

Nas eleições gerais de 2003, Heydar Aliyev aceitou sua nomeação como candidato, ainda que hesitante devido a seus problemas de saúde.

Heydar Aliyev recebeu um grande número de homenagens internacionais, títulos de doutor honorário em muitos países e muitas outras honras. Em 4 ocasiões foi condecorado com a Ordem de Lenin; também foi condecorado pela Ordem de Krasnaya Zvezda e outras ordens internacionais. Por 2 vezes foi condecorado com a medalha de Herói Socialista do Trabalho e muitas outras medalhas em diferentes países.

Durante um período de mais de 30 anos, a tragetória histórica do Azerbaijão está intimamente ligada ao nome de Heydar Aliyev. O progresso e desenvolvimento durante estes anos nas áreas sócio-política, econômica e cultural estão relacionados ao seu nome. No referido período que o país esteve sob sua liderança, Heydar Aliyev serviu sua pátria em todos os aspectos; sempre procurou o progresso e o desenvolvimento, mas levando em consideração a riqueza cultural e grande passado histórico de sua nação, do qual ele sempre orgulhou-se; sempre preocupou-se com as gerações futuras como também procurou solucionar as dificuldades e problemas de seu tempo.

Como homem de estado e brilhante político de indiscutível liderança, ele era um lenda viva. O fenômeno Heydar Aliyev sempre chamou atenção e atraiu admiração; devido aos seus feitos e atividades políticas este líder do povo azerbaijano recebeu intensa cobertura dos orgãos de imprensa dentro e fora do país.

Em junho de 1993, o povo azerbaijano acreditou que a soberania nacional estava ameaçada e que os dias maus haviam chegado exigindo profundas mudanças no poder. Diante disso, os azerbaijanos colocaram seu destino nas mãos de Heydar Aliyev. Este, por seu turno, vendo o infortúnio de sua nação, aceitou o convite e retornou para tornar-se um dos grandes políticos azerbaijanos. O povo recebeu o retorno de Heydar Aliyev com alegria e esperança e este dia tornou histórico no Azerbaijão independente como o Dia de Salvação Nacional.