Discurso do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev na Cerimônia de Recepção Dedicada a Celebração do Quinto Aniversário do "Contrato do Século". Palácio "Gulustan", 20 de setembro de 1999


Prezados senhoras e senhores!

Prezados convidados e amigos!

Uma vez mais quero dar as boas vindas a todos vocês a este majestoso Palácio chamado "Gulustan" e desejar a todos votos de prosperidade nesta data festiva.

Hoje durante a cerimônia formal dedicada à comemoração do quinto aniversário do "Contrato do Século" muito foi falado a respeito de seus aspectos político, econômico e social. Hoje nós estamos muito contentes não apenas pelo contrato em si, mas pela sua execução nos últimos 5 anos, pelos seus resultados positivos e pelas grandes conquistas da nossa equipe responsável pelo trabalho.

Hoje em meu discurso eu discorri sobre os 150 anos da indústria petrolífera azerbaijana. Eu posso afirmar sem medo de errar que até à sua independência nosso país e nosso povo nunca foram os donos reais de suas riquezas. O Azerbaijão, e mais particularmente Baku, através de empresários e empresas de liderança mundial, desde a segunda metade do século XIX até o início do século XX, presenciou grandes progressos na produção de petróleo. As empresas e empresários azerbaijanos também participaram neste processo e ativamente se envolveram na extração e exportação de petróleo para os mercados mundiais em parceria com as empresas estrangeiras. Naturalmente, tudo isso trouxe grandes benefícios e desenvolvimento para o Azerbaijão e particularmente para a cidade de Baku. Hoje podemos relembrar os irmãos Nobel, Haji Zeynalabdin Taghiyev, um dos grandes empresários e filantropistas do Azerbaijão e outras pessoas que durante aqueles anos usaram as riquezas naturais do Azerbaijão com fins lucrativos, mas ao mesmo tempo para o desenvolvimento da cidade de Baku.

No final do século XIX e início do século XX a cidade de Baku desenvolveu-se enormemente. Na esteira das companhias industriais que aqui se estabeleceram, muitas construções foram erigidas como prédios residências e comerciais e para os escritórios das novas firmas. Tudo isto transformou Baku em uma cidade maravilhosa com um estilo europeu. A maioria das construções daquele período se constituem em verdadeiros monumentos da arquitetura.

Hoje com um sentimento de gratidão recordamos as atividades destas companhias estrangeiras e dos nossos empresários que se envolveram na extração de petróleo no Azerbaijão.

É do conhecimento de todos que em 1918 a primeira República Democrática do Azerbaijão, como Estado independente que era, tentou fazer fazer uso das riquezas em benéficio do povo. Contudo, a vida daquela República foi curta e o aquele objetivo não foi alcançado. A partir de 1920, o Azerbaijão passou a integrar a estrutura da União Soviética. Hoje é possível dizer com segurança que nos 70 anos de domínio soviético indústria petrolífera do Azerbaijão desenvolveu imensamente, mas isto porque o petróleo era um necessidade do Estado soviético. Uma grande quantidade de petróleo era requerida para o desenvolvimento da indústria e da economia da União Soviética. Cerca de 80% ou talvez 90%, de todo o petróleo extraído na União Soviética durante aquele período foi extraído em Baku, o que nos fornece uma idéia de como o petróleo aqui produzido era importante à estrutura soviética.

O povo azerbaijano, seus petroleiros e pesquisadores alcançou grandes conquistas e progressos na indústria petrolífera. Uma vez mais quero destacar o fato de que a vitória sobre o nazismo alemão durante a Segunda Guerra mundial o petróleo azerbaijano desempenhou um papel valioso. O Azerbaijão também tem seus méritos no desenvolvimento da indústria petrolífera em outras regiões da União Soviética. Eu posso afirmar que somos imensamente orgulhos dos petroleiros e pesquisadores azerbaijanos que participaram da exploração de reservas petrolíferas como a "Segunda Baku", a "Terceira Baku" e a "Quarta Baku" na Rússia e em muitas outras regiões como Sibéria e Tumen, onde vivem e trabalhando na indústria petrolífera.

As explorações das reservas petrolíferas do Mar Cáspio em escala industrial foram as primeiras desta natureza a ocorrer no mundo. Desde as primeiras extrações até os dias atuais mais de 1 bilhão e 500 milhões de tonelas de petróleo foram extraídas tanto da terra como do Mar Cáspio no Azerbaijão. Cerca de 450- 500 milhões de tonelas foram extraídas das profundezas do Mar Cáspio. Contudo, durante todo este tempo o povo azerbaijano não era o dono real de suas riquezas naturais. O Azerbaijão não era um estado independente e a extração petrolífera em nosso país era usada para suprir as necessidades da União Soviética.

No passado, eu trabalhei por muitos anos no Azerbaijão e a partir de 1969 assumi o posto de presidente do Azerbaijão na estrutura soviética. Eu sei como isto funcionava e me recordo muito bem de tudo. Os soviéticos exigiam que aumentássemos as produção de petróleo e gás natural. E era isso que fazíamos. Mas todo o lucro era canalizado para o orçamento único da União Soviética. Em outras palavras, a despeito dos grandes lucros advindos da indústria petrolífera do Azerbaijão, a maior parte deste lucro não retornava ao nosso país. Recordando um pouco de história, quero dizer-lhes que somente depois que conquistamos a independência é que o Azerbaijão tornou-se o dono do seu destino e de suas riquezas. O país conquistou o direito de escolher livremente como usar seus recursos naturais de petróleo e gás natural, que são nossa maior propriedade.

Nós somos gratos pelo nosso passado. Mas também somos felizes porque, finalmente, no final do século XX o Azerbaijão conquistou sua independência nacional, com a criação de um Estado independente que pode estabelecer por si mesmo como e quando usar seus recursos naturais.

O "Contrato do Século" é também um evento histórico que ocorreu após o Azerbaijão conquistar sua independência. Foi apenas depois da conquista da nossa independência que conseguimos a oportunidade de conduzir as negociações com vários países e empresas estrangeiras sem nenhuma tutela externa. O trabalho mais extraordinário e ardúo, que possui em si um importante valor histórico, foi o relacionado à preparação e assinatura do "Contrato do Século". Hoje, durante a cerimônia solene, foi discorrido sobre as condições difíceis que enfrentamos na preparação do contrato e dos obstáculos, tanto interno como externos que tivemos que enfrentar. Contudo, nós demostramos vontade e determinação e assumimos aos possíveis riscos relacionados ao "Contrato do Século".

O "Contrato do Século" foi assinado no majestoso Palácio "Gulustan". Aquele dia se tornou uma data de celebração e comemoração para nós. Ao mesmo tempo, nós sabíamos que estávamos assumindo uma grande responsabilidade e que ainda haviam muitos obstáculos diante de nós. Hoje, com muito orgulho, quero dizer que com coragem superamos todas as barreiras, suportamos todas as pressões e finalmente concluímos o "Contrato do Século" em um curto espaço de tempo. Naturalmente, nossas conquistas são um resultado de nosso trabalho de equipe junto com as grandes companhias de petróleo.

Hoje é possível afirmar com segurança que a Companhia Operacional Internacional, fundada depois da assinatura do contrato, e a Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão, sob a liderança e constante apoio do Estado azerbaijano e do governo, têm feito um enorme trabalho que tem produzido muitos frutos.

Ao comemorarmos o quinto aniversário do "Contrato do Século", eu posso afirmar que já superamos a fase das grandes dificuldades. Nós já justificamos a confiança de nossos parceiros e dos países aos quais pertencem as grandes corporações de petróleo. Como um país indepedente e livre, nós temos demonstrado ao mundo que o povo azerbaijano, seus petroleiros e pesquisadores são capazes de alcançar ainda maiores sucessos. É natural que nos sintamos, eu particularmente, muito orgulhos com tudo isso.

Hoje quando comemoramos o quinto aniversário do "Contrato do Século" nós relembramos com gratidão de todos os países, organizações e empresas que nos apoiaram na assinatura do contrato. Quero hoje agradecer à Companhia Operacional Internacional, à Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão, à todos os pesquisadores, engenheiros, técnicos e a todos os funcionários envolvidos na esfera de execução do contrato.

Conforme já mencionei, a assinatura e a execução deste contrato enfrentou um sem número de problemas. Contudo, nós, juntamente com as companhias que assinaram o contrato e os países aos quais elas pertencem, levamos o trabalho adiante. Por isso, quero expressar minha gratidão a estas companhias e aos governantes dos países aos quais elas pertencem.

Durante a preparação do contrato, e em particular, durante sua elaboração, incluindo as discussões relacionadas ao oleoduto Baku- Supsa, eu prestei atenção especial à atuação dos Estados Unidos da América e em especial ao Presidente, Senhor Bill Clinton.

Hoje estamos celebrando os resultados positivos do contrato e mostrando ao mundo os 18 novos contratos assinados depois do "Contrato do Século". Através disso, nós provamos que de maneira moderna, o que o Azerbaijão pode e vai fazer no futuro, baseado da economia de mercado e com o uso dos investimentos externos.

Hoje, o presidente da Companhia Operacional Internacional do Azerbaijão, o Senhor Woodward falou sobre as garantias da estabilidade política no Azerbaijão para a execução do contrato em 6 anos e do trabalho que nós realizamos. Nós ficamos muito contentes com seu discurso. Especialmente marcantes para nós foram as mensagens de congratulação enviadas por chefes de estados, governantes, empresas e muitas companhias de petróleo que elogiaram as condições propícias para investimentos externos no Azerbaijão. Na realidade, se nós não tivéssemos assegurado a estabilidade política interna em nosso país, as companhias estrangeiras não teriam vindo para cá e se tivessem vindo não ficariam por muito tempo. Nós removemos e destruimos as forças que queriam dividir o Azerbaijão e criamos todas as condições necessárias para uma vida tranquila para todos os cidadãos em nossa República.

Nós temos provado que o Azerbaijão é um parceiro de confiança. Nós temos provado que no Azerbaijão foram criadas todas as condições para o influxo e uso dos investimentos estrangeiros. Nós temos provado que todos os empresários, companhias e cidadãos que vêm ao Azerbaijão podem viver e trabalhar livre e pacificamente aqui. Nossa esperança é que os contratos assinados após o "Contrato do Século" possam também gerar resultados positivos. Os recursos de gás natural da reserva "Shahdeniz" e os resultados positivos que conquistamos tem incontestavelmente provado isto. Como todos sabem, uma semana nates da assinatura do documento, forças internas tentaram impedir a elaboração do contrato relacionado às reservas de "Shahdeniz". Mas mesmo assim, assinamos o contrato e provamos, que as pessoas que estavam contra a obra e que atuaram contra ela, estavam erradas. Todos os nossos esforços são feitos em nome dos interesses nacionais do Azerbaijão e consequentemente têm sido capazes de alcançar tamanho sucessos.

Ainda existem inúmeros rescursos petrolíferos e de gás natural no setor azerbaijano do Mar Cáspio. Eu não tenho dúvida alguma que nos próximos anos novos contratos serão assinados. Nós já recebemos muitas propostas relacionadas a isso.

Eu quero declarar e assegurar a todos que daqui em diante muito maiores oportunidades serão criadas para assinaturas e execuções de novos contratos que atendam os interesses nacionais do Azerbaijão. Nós estamos apenas no início de uma grande obra. O trabalho que estamos desenvolvendo atualmente, tendo por base o "Contrato do Século", tem criado todas as oportunidades para o desenvolvimento nacional, para uma vida de segurança para o povo azerbaijano e para o fortalecimento da soberania do Estado Azerbaijano no século XXI. Eu creio que o século XXI será um período de prosperidade para o Azerbaijão.

Uma vez mais, quero expressar minha gratidão a todos aqueles que cooperaram conosco nos últimos 5 anos.

Quero agradecer a todas as delegações de estado, as quais vieram ao Azerbaijão para participar destas comemorações conosco. Desejo sucesso e prosperidade em todo o vosso trabalho.

Vamos brindar:

Em honra ao "Contrato do Século"!

Em honra a todas futuras conquistas do "Contrato do Século"!

Em honra a um trabalho de equipe muito mais produtivo no futuro!

Em honra a todos os petroleiros azerbaijanos!

Em honra a todos os especialistas estrangeiros que tem trabalhado ombro a ombro com os petroleiros azerbaijanos em nosso país!

Vamos brindar em honra a todos vocês, prezados convidados!

Muito obrigado!