Discurso do Presidente do Azerbaijão Heydar Aliyev, na cerimônia de celebração dos 500 anos de aniversário do grande poeta e pensador azerbaijano Mohammed Fuzuli, em 8 de novembro de 1996


Senhoras e senhores!

Caros convidados, prezados amigos!

Quero parabenizá-los de coração, pelos 500 anos de aniversário do grande poeta azerbaijano Mohammed Fuzuli, uma data festiva para nosso povo!

Estendo minha gratidão às delegações, estadistas, homens públicos, acadêmicos, pessoas ligadas à cultura, e a todos os convidados, que vieram ao nosso país de vários nações para participar dos eventos dos 500 anos de aniversário de Mohammed Fizuli. Quero agradecê-los pela vossa consideração e respeito dedicados à memória de Fuzuli e à República do Azerbaijão.

As comemorações dos 500 anos de aniversário de Mohammed Fizuli já duram 3 anos e tem se espalhado por todas partes do Azerbaijão e do mundo. Grandes eventos tem sido organizados para prestar honras e homenagens às obras deste grande poeta em comemoração dos seus 500 anos em todas as cidades na República do Azerbaijão.

Os 500 anos de aniversário de Mohammed Fizuli tem sido solenemente celebrados não apenas no Azerbaijão, mas também em muitos outros países do mundo. Celebrações relacionados aos 500 anos de aniversário de Mohammed Fizuli foram realizadas em Ankara, na Turquia, em Moscou, na Rússia, em Bagdá, Kerbala e Kerkuk, no Iraque, em Teerã, no Irã, na Geórgia, no Cazaquistão, no Uzbequistão, em Derbent e Makhachakala, no Daguestão, e em Paris, na sede da UNESCO. A obra e o legado de Mohammed Fuzuli tem sido amplamente divulgados e debatidos no mundo inteiro.

A decisão, tomada pela UNESCO, um orgão da ONU, de celebrar os 500 anos de aniversário de Mohammed Fuzuli em escala global, é um importante reconhecimento da criatividade do poeta, e um sinal de respeito e estima ao nosso povo e à nossa cultura. O diretor geral da UNESCO, o senhor Federiko Major veio ao Azerbaijão especialmente para estas festividades e hoje está aqui para celebrar conosco.

Grandes eventos ligados aos 500 anos de aniversário de Mohammed Fizuli foram realizadas no Azerbaijão nos últimos três anos. No III congresso de escritores do mundo turco, a obra Mohammed Fizuli e os 500 anos de seu aniversário receberam enfoque especial. Na VIII reunião da organização internacional TURKSOY, que compreende os países turcos, a genialidade e o legado de Mohammed Fizuli também receberam atenção especial. Foi também realizado um simpósio internacional sobre o autor na cidade de Baku. Nestes dias, a obra de Mohammed Fuzuli foi amplamente divulgada tanto para o público azerbaijano como para outras partes do mundo.

Mohammed Fuzuli foi um grande poeta, acadêmico e filósofo do povo do Azerbaijão, mas ele pertence a todos os povos turcos e ao mundo islâmico.

A genialidade e o legado de Mohammed Fuzuli trouxeram uma grande contribuição e enriquecimento para a cultura mundial. Durante seus 40 anos de trabalho, Mohammed Fuizuli deixou uma obra que já perdura por 500 anos. Ele atingiu o ápice da poesia azerbaijana e da poesia oriental, e seus versos, poemas, ghazals (poemas românticos), e odes (composições líricas), tem tocado a alma de inúmeras pessoas por 500 anos.

Muitos trabalhos acadêmicos e filosóficos foram fundamentados nas obras de Mohammed Fuzuli. Todas as suas obras, sua poesia e literatura, possuem ao mesmo tempo caráter filosófico e científico. Tendo estudado amplamente seus predecessores, Mohammed Fuzuli, absorveu em suas obras o que de melhor havia sido criado antes dele no Oriente, na Grécia Antiga, na literatura romana antiga e na literatura indiana antiga. Ele atingiu o ápice da poesia, da ciência, e da filosofia, sendo por isso considerado a síntese do Oriente e do Ocidente.

Mohammed Fuzuli erigiu uma obra indestrutível, e um monumento para si mesmo com as suas obras e sua genialidade. Este monumento tem sobrevivido nos corações das pessoas durante 500 anos. Ele está no coração de cada cidadão da República do Azerbaijão. É um monumento espiritual. Sua obra superou todas as vicissitudes, transformações e conflitos; conquistando novos horizontes ela sobrevive até hoje. Hoje, que é um feriado nacional, fomos ao monumento eregido em sua honra na praça Fuzuli, na cidade de Baku, a capital do Azerbaijão, onde colocamos flores. Mas o monumento espiritual, erigido pelo próprio Fuzuli, sobrevive no coração de todos. Ele vai permanecer eternamente e sobreviverá nos corações das gerações futuras.

Após analizar os processos históricos anteriores a ele, transmitidos pelo seu povo, Mohammed Fuzuli, refletiu idéias filosóficas e valores universais em suas obras. Sua análise dos processos sociais e políticos, bem como da sociedade humana e dos costumes de sua época, produziu idéias imortais e muitos ensinos para os indivíduos e para a sociedade. Em todas as suas obras, ele exalta as relações interpessoais, os aspectos positivos da pessoa humana e rejeita tudo aquilo que é negativo no ser humano e na sociedade.

Nas obras de Fuzuli são cantados o amor, a fidelidade, os relacionamento afetivos, a lealdade, a confiança e a credibilidade das pessoas. Em suas obras, Mohammad Fuzuli chama as pessoas à confiança, à lealdade, ao amor, à fidelidade à pátria, aos pais, à terra nativa e aos sentimentos humanos mais nobres. Como há 500 anos atrás, atualmente, estas são os aspectos morais mais importantes nas vidas das pessoas.

Ainda que refletindo a cultura de seu tempo, a obra de Mohammed Fuzuli, era dirigida para um futuro distante. Por isso, as obras do poeta sobreviveram por 500 anos e permanecerá até mesmo por milênios.

As obras de Mohammed Fuzuli foram escritas nos idiomas árabe e persa, que na ocasião eram as línguas dominantes na região. No entanto, o mais importante para nós é que a maior parte de suas obras foram escritas em turco, o que é o azerbaijano atualmente. Isto é o que distingue Mohammed Fuzuli dos nossos poetas e acadêmicos, anteriores e posteriores. Hoje podemos ler livremente o poema de Fuzuli " Leyli e Mejnun", seu divã (poemas seleccionados do poeta), escrito em língua turca. Por isso, um dos maiores méritos de Mohammed Fuzuli é que ele apreciava muito o turco, sua língua nativa, a despeito da complexidade histórica de seu tempo e após isso.

Mohammed Fuzuli viveu durante uma época muito complexa, um tempo de grandes guerras. Ele presenciou muitas guerras e testemunhou com seus próprios olhos o impacto das batalhas, da inimizade e dos conflitos sobre o ser humano e sobre a sociedade. Por causa disso, um dos temas fundamentais de suas obras é o seu protesto contra a violência, tiranias e guerras. Ele conclamou as pessoas à amizade, e à paz, cantado essas qualidades em suas obras.

Fuzuli foi uma pessoa pacífica e benevolente como seus semelhantes e estas qualidades sempre se encontram presentes em suas obras.

As obras Mohammed Fuzuli exerceram uma grande influência sobre todas as gerações subseqüentes. De século em século, de geração em geração, poetas, escritores, acadêmicos e filósofos tem produzido poemas e literatura. Muitos deles tentaram imitá-lo. E este é também um dos méritos das obras de Fuzuli para com a humanidade e para nosso povo.

As idéias apresentadas nos trabalhos de Fuzuli, tem sido um incentivo para a criação de grandes obras de nossa literatura, da nossa cultura, dos povos turcos e dos povos do mundo islâmico em geral. Hoje, com o sentimento de orgulho, posso dizer que o grande poeta azerbaijano Nizami Ganjavi, inicialmente criou o seu poema imortal "Leyli e Mejnun" com base em uma famosa lenda oriental. Isto aconteceu no século ХII. No século XV, Mohammed Fuzuli, com base na mesma lenda criou o seu poema "Leyli e Mejnun". Existem muitas obras de arte no mundo dedicadas à Leyli e Mejnun. Na Idade Média centenas de tais obras foram criadas. Mas eu considero que o poema de Fuzuli “Leyli Mejnun " é o que eleva o sentido filosófico desta lenda ao seu cume mais alto.

No início do século XX, o grande compositor azerbaijano Uzeyir Hajibayov criou uma ópera sobre "Leyli e Mejnun" com base no poema de Mohammed Fizuli, a primeira ópera no mundo muçulmano. É digno de nota que no século XII Nizami Ganjavi tenha criado o primeiro poema sobre a lenda, que no século XV Mohammad Fuzuli tenha elevado o poema ao seu mais alto nível, e que no início do século XX Uzeyir Hajibayov tenha criado a primeira ópera do Azerbaijão sobre isto. Já por 90 anos a ópera "Leyli e Mejnun" tem sido encenada nos palcos do Azerbaijão. E por todos esses anos esta opera também tem sido apresentada em redor do mundo. Esta peça artística mostra a criatividade de Fuzuli e de Hajibayov Uzeyir para todo o mundo, propagando a cultura e a música azerbaijana.

No nosso século, escritores, poetas, compositores, artistas e escultores azerbaijanos produziram muitas obras dedicados ao trabalho de Mohammed Fuzuli; baseados em seu trabalho essas produções ajudaram a perpetuar sua obra. Os exemplos que ilustram este fato são a sinfonia “Leyli Mejnun " de Gara Garayev e a cantata "Fuzuli" de Jahangir Jahangirov.

Assim, Mohammed Fuzuli, com sua genialidade e com suas obras tem sobrevivido até agora para nos inspirar, e continuará a inspirar as gerações futuras servindo-lhes de alimento espiritual para criação de novas obras. Estes são o cerne e a essência da obra de Mohammed Fuzuli, sua herança deixada para as futuras gerações.

Já se passaram 500 anos, e Mohammed Fuzuli continua vivo. Não é por acaso que a maioria de suas obras têm sobrevivido até hoje. No entanto, do ponto de vista científico, nunca Mohammed Fuzuli tão foi estudado, investigado e analisado ​como atualmente.

Os eventos dos 500 anos de aniversário Fuzuli se constituem a primeira celebração de alto nível dedicada à vida do poeta . Assim, essas comemorações revelam a estima e o respeito do Azerbaijão moderno, e da presente geração da República do Azerbaijão para com a sua história, sua cultura e seus grandes personagens. No entanto, isto é apenas o início dos estudos e da divulgação das obras de Fuzuli. Na minha opinião sua obra e legado são tão grandes que se faz necessário um aprofundamento maior na sua obra, afim de que suas idéias possam ser compreendidas. Eu espero que eventos que marcam os seus 500 anos de aniversário abram caminhos para novas pesquisas e para a divulgação de seus trabalhos no futuro.

Estou seguro de que as gerações futuras não se esquecerão das comemorações dos 500 anos de aniversário de Fuzuli, pelo contrário, eu creio que elas irão expandir as iniciativas que na ocasião tiveram início.

Nosso povo sempre demonstrou respeito e gratidão para com as obras de Mohammed Fuzuli. Contudo, nós nunca nos tornamos tão profundamente conscientizados das obras e do trabalho de Mohammed Fuzuli como nos dias de hoje. Este fato está em estreita ligação com nossa independência nacional, de nossa independência como nação e estado. Atualmente, como um país independente, podemos apreciar verdadeiramente e livremente a nossa história, nossos valores morais, e nossas tradições; podemos divulgá-los sem ter medo de nada.

Celebramos os 500 anos de aniversário de Mohammed Fuzuli em um período difícil na vida de nosso povo e do nosso país. Como vocês sabem, há oito anos atrás uma agressão militar foi levada adiante contra a República do Azerbaijão pela Armênia. Como resultado desta agressão militar, uma parte do território do Azerbaijão – cerca de 20 por cento - foi ocupada pelas forças armadas da Armênia. Mais de um milhão de nossos compatriotas, que atualmente vivem em condições precárias e em tendas, foram violentamente expulsos de suas terras. Assim, a integridade territorial do Azerbaijão foi violada, causando um duro golpe na soberania nacional e territorial do nosso país.

Além disso, durante o período da conquista de nossa independência como estado e depois disso, o Azerbaijão passou por período de grandes mudanças sociais, políticas e econômicas. Neste período, ocorreram muitos eventos que colocaram em risco a existência do Azerbaijão como estado, bem a sobrevivência de sua cultura nacional. Tudo isso provocou muitos distúrbios, transtornos e percalços na vida política e cultural do país. Mas ao mesmo tempo, após a conquista de sua independência como estado, o Azerbaijão construiu um estado constitucional, secular e democrático. Atualmente, avanços democráticos e reformas econômicas estão sendo implementadas em nosso país. Estamos construíndo um novo país, formando uma nova sociedade, com base na democracia e revolucionando nossa economia.Todas essas metas são difíceis de serem alcançadas.

Em tempos tão díficeis como estes, as obras de Fuzuli nos inspiram e nos animam. Ele sempre traz sentimentos de dignidade ao nosso povo e nos ensina a entender e proteger nossa dignidade nacional. A obra de Fuzuli é um dos grandes componentes na luta pela libertação nacional, na tarefa de construção de um estado constitucional e democrático em nosso país. Estamos orgulhosos de que nosso povo sempre tenha protegido e enriquecido os valores morais e nacionais do Azerbaijão, e que por meio dos seus grandes personagens, tais idéias foram transformadas em valores universais. Estamos orgulhosos de termos grande poeta, acadêmico e filósofo como Mohammed Fuzuli.

Não há dúvida, de que as celebrações de aniversário relacionadas aos 500 anos de aniversário de Mohammed Fuzuli 500 irão enriquecer a vida espiritual do nosso povo ainda mais. Creio que irá também produzir nele sentimentos de patriotismo e amor à sua terra natal, bem como mobilizar a todos nós para a restauração da integridade territorial da República do Azerbaijão, libertando as áreas ocupadas, e nos inspirar a levar o Azerbaijão a lugares ainda mais altos. Tanto hoje como no futuro, vamos guiar nosso povo a um futuro feliz, tendo como base os valores morais propagados por Mohammed Fuzuli, em nossa vida e trabalho.

Estou certo de que essas comemorações e este dia festivo unirá nosso povo ainda mais. Mohammed Fuzuli conclamou as pessoas à amizade, ao amor e à bondade. Ao cantar a amor, a ternura, a espiritualidade verdadeira e os sentimentos humanos sublimes, Mohammed Fuzuli convocou as pessoas à unidade, à solidariedade, à amizade, ao amor e à bondade. Atualmente, esse elementos presentes no pensamento de Fuzuli, são de fundamental importância para nós. Devemos consolidar a unidade e a solidariedade a fim de tirarmos o nosso país desta situação difícil e restaurar a integridade territorial do país. Precisamos disso para liberarmos os nossos territórios ocupados, para avançarmos no processo democrático do nosso país e para alcançarmos um lugar digno na comunidade internacional.

Com um sentimento de satisfação, posso assegurar-lhes que, nos últimos anos foram anos de fortalecimento do estado azerbaijano. Este últimos anos tem sido de estabilização da situação política dentro do Azerbaijão. Este últimos anos tem sido também os anos de formação e desenvolvimento de uma atitude de benevolência entre as pessoas. Estamos contentes com o que temos feito. No entanto, nós consideramos que estas conquistas são apenas nossos primeiros passos para o futuro de nosso país, e espero que a obra de Fuzuli e seus conselhos venham nos ajudar a trilhar este caminho com sucesso.

Viva a poesia, viva Fuzuli e sua obra!

Viva a arte, a cultura e a poesia!

Viva a República do Azerbaijão!