Discurso de Heydar Aliyev, Presidente da República do Azerbaijão, Durante a Cerimômia de ‎Assinatura do Contrato de Empreendimento Para o Desenvolvimento da Bacia Petrolífera do Mar ‎Cáspio Entre a Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão e o Consórcio de Empresas ‎Estrangeiras - 20 de Setembro de 1994, Palácio Gulustão


scotch egg
scotch egg
scotch egg
scotch egg
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

Senhoras e Senhores,

Prezados convidados!

Este é um dia histórico na vida da República do Azerbaijão. Depois de 3 anos as nogiaciações para a exploração conjunta dos campos petrolíferos de "Azeri", "Chirag" e parte de "Ginashli" (setores azerbaijanos do Mar Cáspio), com a participação da Empresa Estatatal de Petróleo e outras empresas estrangeiras chegam ao final e um contrato foi finalmente firmado. Hoje nos reunimos aqui em Baku, a capital do Azerbaijão, neste lindo lugar chamado "Gulustan" para a cerimônia de assinatura do contrato.

Representantes de vários países estrangeiros e outros convidados vieram a Baku para a assinatura deste contrato. Eu saúdo, de coração, a todos os convidados que vieram para participar desta cerimômia; quero dizer a todos vocês que vocês são muito bem-vindos!

As negociações entre a Companhia Estatal de Petróleo com as empresas de petróleo extrangeiras sempre tiveram o aval dos governantes dos países envolvidos e foram apoiadas por eles. Representantes de países extrangeiros vieram para a assinatura do contrato. De coração quero saúdar os representantes dos Estados Unidos da América, da Federação Russa, do Reino Unido da Grã- Bretanha, Turquia e Noruega que participam desta cerimônia. A todos vocês: "Bem-Vindos"!!!

Quero dar boas- vindas ao Sr Najmaddin Jovhari, o Ministro de Estado da República da Turquia que também participa desta cerimônia histórica.

Bem- vindo Sr Timothy Eggar, Ministro da Energia do Reino Unido da Grã- Bretanha. Bem- vindo Sr William Write, Vice- Ministro da Energia dos Estados Unidos da América. Bem- vindo Sr Gunnar Murvang, Primeiro-Secretário do Ministério da Energia da Noruega. Bem- vindo Sr Stanislav Pugach, Diretor do Departamento do Ministério de Combustíveis e Energia da Federação Russa. Bem- vindos todos os deputados da Grã- Bretanha, da delegação da sociedade filantrópica "Inglaterra- Azerbaijão" que fizeram um esforço de vir a Baku participarem desta cerimônia.

Bem- vindo Sr Ocam Jafar Fakin, Presidente do Banco de Desenvolvimento Islâmico, que também participa desta cerimônia. Bem- vindos senhores representantes dos corpos diplomáticos no Azerbaijão; bem- vindos honrados embaixadores, representantes e líderes de organizações internacionais.

A Companhia Estatal de Petróleo primeiro enganjou-se nas negociações com as companhias de petróleo extrangeiras, depois com o Consórcio que veio a existir depois e conseguiram estabelecer juntos o projeto do empreendimento. Os representantes destas grandes companhias de petróleo estão presentes hoje aqui. Quero dar um bem- vindo de coração a todos eles. Bem- vindo Sr William Laury, Presidente da companhia AMOCO. Bem- vindo à delegação da British Petroleum e ao seu presidente Sr John Brown. Bem- vindo à delegação da companhia Statoil e ao seu presidente Sr John Nick Wald. Bem- vindo à delegação da companhia Lukoil e seu presidente Vahid Alakbarov. Bem- vindo á delegação da companhia McDermott e ao seu diretor Sr William Witness. Bem- vindo à delegação da companhia Pennzoil e ao seu presidente Sr Thomas Hamilton. Bem- vindo à delegação da companhia Ramco e seu presidente Sr Steven Rampon. Bem- vindo à delegação da companhia Turkiye Petrolleri e ao seu diretor Sr Sidghi Sanjar. Bem- vindo à delegação da companhia Unocal e ao seu presidente Sr John Amely. Bem - vindo à delegação da companhia Delta Internacional e ao seu presidente Sr Fateh Al- Alban.

Senhoras e Senhores!

O petróleo é a principal riqueza do Azerbaijão e de sua gente. Em 1872, os irmãos Nobel estabeleceram a primeira companhia de petróleo em Baku, e juntamente com outras companhias extrangeiras começaram a fazer negócios com o petróleo do Azerbaijão.

Assim, na segunda metade do século XIX, um bom número de empresas internacionais e companhias de países desenvolvidos se mostraram interessadas em extrair petróleo em Baku, no Azerbaijão. A partir do final daquele século, muitas companhias de diferentes países começaram atividades de extração de petróleo em Baku. Em 1872, 26 mil toneladas de petróleo foram extraídas no Azerbaijão. No início deste século, em 1900, o Azerbaijão já produzia 10 milhões de toneladas de petróleo, o que representava 95% de todo o petróleo produzido na Rússia e 50% do petróleo do mundo inteiro. Nos primeiros 20 anos do século XX, empresas de petróleo extrangeiras e empresários locais fizeram muito em termos de refinação de petróleo em Baku, e assim a indústria petrolífera em Baku se desenvolveu.

Este período é convencionalmente chamado de primeiro estágio da história do desenvolvimento da indústria petrolífera no Azerbaijão. O mundo inteiro utilizava o petróleo de Baku naquela ocasião. O petróleo azerbaijano trouxe enormes lucros para as companhias extrangeiras. Muitas pessoas se enriqueceram no Azerbaijão com lucros enormes nos seus negócios. A indústria petrolífera trouxe progresso e desenvolvimento a Baku, e ao Azerbaijão como um todo. Baku, a capital do Azerbaijão, tornou-se um grande centro industrial, uma dos maiores centros no Império Russo naquele tempo.

Baku, uma cidade antiga e histórica, mudou sua aparência, cresceu e se tornou sofisticada; construções modernas, empreendimentos indústriais e outros projetos comerciais que atendiam às demandas de então foram estabelecidos. Hoje temos que valorizar esta herança e destacar o papel que o petróleo teve no desenvolvimento de Baku e do Azerbaijão.

Em 1918, um Estado democrático foi estabelecido em nosso país; o Azerbaijão conquistou sua independência e por 2 anos existiu como um Estado independente. Este Estado tentou usar os recursos e as riquezas nacionais para a prosperidade do seu povo, mas infelizmente esta tentativa não produziu frutos. Por causa disso, o Estado democrático do Azerbaijão deixou de existir em 1920. Naquele mesmo ano, o poder Soviético foi estabelecido no Azerbaijão. Então, por 70 anos o Azerbaijão viveu sob os auspícios daquele sistema, como parte da União Soviética. O petróleo, grande riqueza do Azerbaijão, foi usado para servir aos interesses da União Soviética. Este período é chamado de segundo estágio da indústria de petróleo no Azerbaijão. O petróleo azerbaijano atraiu atenção porque ele era muito importante para o desenvolvimento do seu potencial e de sua força econômica e por isso, o Azerbaijão alcançou grandes conquistas no desenvolvimento de sua indústria petrolífera.

Este período foi marcado por um grande aumento no número de trabalhadores na indústria petrolífera. A indústria petrolífera e de gás natural desenvolveu-se rapidamente no Azerbaijão e novos empreendimentos comerciais foram implantados. Institutos de pesquisas e centros científicos relacionados ao petróleo foram criados. Com vistas à qualificação de especialistas para a indústria do petróleo, uma escola técnica foi fundada, que hoje é chamada a Academia do Petróleo. Os especialistas em petróleo e cientistas no Azerbaijão estavam todos envolvidos com a indústria petrolífera; eles mostraram grande empenho e memoráveis esforços no desenvolvimento da indústria de petróleo da República e por causa disso, entraram para as páginas da história do país.

Conforme afirmei acima, a indústria petrolífera do Azerbaijão serviu aos objetivos de toda a União Soviética e não apenas ao Azerbaijão. Entre os anos de 1941-1945, nos anos da Segunda Guerra Mundial, o Azerbaijão produziu 75% de todo o petróleo do país. Além disso, a indústria de petróleo do Azerbaijão e os seus petroleiros tiveram um papel importante na derrota e destruição do Nazismo que na ocasião era uma ameaça ao mundo inteiro. Os cientistas, especialistas do petróleo e petroleiros tiveram uma participação importante na exploração de novas reservas em todas as regiões da União Soviética. Não foi por acaso que os novos campos de petróleo encontrados nos territórios da URSS, devido aos esforços e habilidades deles, foram chamados de "Segunda Baku", "Terceira Baku" e "Quarta Baku". Os trabalhadores da indústria petrolífera do Azerbaijão tem um mérito incomparável na pesquisa e exploração dos maiores campos de petróleo da URSS na Sibéria e Tumen e na criação de grandes complexos de gás e petróleo nestas áreas; até hoje eles formam o maior contigente de trabalhadores na região nas atividades ligadas ao petróleo.

Eu acho que é preciso relembrar tais fatos aos nossos convidados e ao povo do Azerbaijão porque eles são fatos dos quais o povo azerbaijano tem que orgulhar-se. Eles revelam a glória e os méritos do povo azerbaijano e dos nossos petroleiros em um serviço feito à econômia mundial.

Uma outra conquista dos trabalhadores do petróleo do Azerbaijão é o que tem sido feito na extração de petróleo no Mar Cáspio. Muito foi feito neste campo petrolífero nas décadas de 30 e 40, mas a extração de petróleo em larga escala no Mar Cáspio apenas começou em 07 de novembro de 1949. Naquele dia um poço petrolífero começou a operar em uma área do Mar Cáspio que agora é chamado de "Neft Daslari" (Rochas de Petróleo).

Nos últimos 45 anos, a experiência de exploração de petróleo no mar dos trabalhadores azerbaijanos tem sido um modelo tanto para a URSS como para muitos países que extraem petróleo das profundezas dos mares. Os méritos dos cientistas e petroleiros nestes campos são grandes.

Como vocês sabem, nosso povo conquistou sua independência nacional 3 anos atrás, quando o Azerbaijão tornou-se uma República independente. O povo azerbaijano tornou-se dono do seu próprio destino. Nosso povo ganhou a oportunidade de usar seus recursos naturais de acordo com seus próprios objetivos. Assim, uma nova era iniciou-se na vida do Azerbaijão. Os fundamentos do terceiro estágio da história do desenvolvimento da indústria petrolífera foram formalmente lançados. Agora neste estágio, atendendo aos desejos dos República independente do Azerbaijão, estamos tomando as medidas necessárias para que a República faça uso recursos naturais que a ele pertencem.

Nos últimos 3 anos, intensas negociações foram levadas adiante com companhias de petróleo extrangeiras e agora um acordo foi finalmente formalizado.

Hoje é um dia histórico; comemoramos 150 anos desde o dia quando o petróleo começou a ser explorado e refinado industrialmente no Azerbaijão. Quero agradecer a todas as gerações de petroleiros azerbaijanos, cientistas nesta área, especialistas, engenheiros e outros trabalhadores pelos seus esforços na exploração de nossos recursos nacionais, tendo em vista o desenvolvimento e progresso do nosso povo. Quero parabenizá-los pelos seus heróicos feitos e pelas suas grandes conquistas científicas; de coração, quero congratular a todos eles pelas conquistas alcançadas até agora. Desde o dia em que o petróleo começou a ser explorado industrialmente até agora, 1 bilhão e 325 milhões de toneladas de petróleo foram extraídas, tanto da terra como do mar, no território de nossa República. Deste total 400 milhões de toneladas foram extraídas do setor do Mar Cáspio que pertence ao Azerbaijão em um período de 45 anos. Também cerca de 400 milhões de metros cúbicos de gás natural foram extraídos neste período. Todas estas grandes conquistas formaram o fundamento para o desenvolvimento da economia e da indústria petrolífera do Azerbaijão.

Mesmo tendo produzido tanto petróleo e alcançado tão grande sucesso, uma verdade crua e nua tem que ser relembrada, que é que até tempos recentes e até agora quando o Azerbaijão ganhou sua independência, nosso povo nunca se tornou o verdadeiro dono de seus recursos naturais. Até 1920, ainda que o petróleo tenha sido extraído por empresas extrangeiras e nacionais e muitas coisas foram feitas pelo desenvolvimento de Baku, nosso povo nunca teve o controle de sua riqueza.

Desde 1920 grandes mudanças ocorreram na vida do Azerbaijão. A economia do Azerbajão desenvolveu-se, seu enorme potencial industrial e científico foi criado e nossa indústria petrolífera percorreu um longo e histórico caminho. Mas de novo, o Azerbaijão não foi o único dono do seu petróleo. Nossa riqueza não pertencia a nós, mas à União Soviética. Agora estamos vivendo um nova época. A República do Azerbaijão é um país independente. O povo azerbaijano é o dono de seus próprios recursos. Nosso povo pode livremente decidir como usar estes recursos. As negociações entre a Companhia Estatal de Petróleo e as principais companhias de petróleo estrangeiras para uma exploração conjuntas dos campos petrolíferos duraram 3 anos e foram baseadas nestes princípios. Sem dúvida alguma, as negociações nem sempre foram levadas adiante sem nenhuma discordância. Aconteceram alguns altos e baixos, mas finalmente foram terminadas. O interesse das grandes e experientes companhias de petróleo no petróleo azerbaijano deixa-nos contentes. Nós também demostramos grande interesse e estamos mostrando isso agora.

Diferentemente de tempos passados, a República do Azerbaijão levou adiante as negociações com base em princípios independentes; isto com qualquer país, incluindo os países das empresas petrolíferas, ou com qualquer companhia extrangeira levamos em consideração nossos princípios nas negociações.

O contrato de exploração conjunta dos campos petrolíferos "Azeri", "Chirag" e parte de "Gunashli" no setor do Companhia de Petróleo Mar Cáspio e as companhias extrangeiras foi alcançado e finalmente formalizado como um resultado de uma longa discussão. Este contrato me foi apresentado como Presidente da República do Azerbaijão. Como é do seu conhecimento, em 14 de setembro, depois de examinar o projeto do contrato, eu instruí a Compania Estatal de Petróleo do Azerbaijão a assiná-lo. As companhias extrangeiras também já decidiram a assiná-lo. Os países destas companhias petrolíferas também já deram sua aprovação à assinatura. Como um resultado disso, estamos aqui hoje reunidos para a cerimônia de assinatura do contrato.

Eu quero afirmar honestamente que nem todos os nossas aspirações foram atendidas no contrato, mas nós entendemos que um contrato tem que atender os interesses dos dois lados. O Consórcio de empresas petrolíferas ocidentais procurou defender seus interesses e a Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão também buscou os seus. O que posso dizer é que, como um resultado de um compromisso de responsabilidade entre as partes, um contrato que satifaz os interesses de ambas as partes foi firmado. Portanto, eu penso que este contrato que estaremos assinando hoje é vantajoso e produtivo do ponto de vista econômico para o presente e futuro da República do Azerbaijão e por isso assinei o decreto autorizando sua assinatura.

Através desse passo, nós queremos mostrar ao mundo que o Azerbaijão e sua economia estão abertos para o mundo e para seus investimentos. Assinando este contrato quero uma vez mais mostrar ao mundo que o Azerbaijão é soberano, um país completamente independente e que seu povo é o verdadeiro dono de seus recursos naturais. Assinando este contrato estabelecemos relações entre o Azerbaijão e os países avançados do mundo e com suas companhias; nós lançamos os fundamentos para nos juntarmos à economia de mercado. Assinando este contrato queremos mostrar ao mundo que a independente República do Azerbaijão é uma democracia e um Estado de direito e que existem grandes oportunidades para o estabelecimento e desenvolvimento dos princípios democráticos no Azerbaijão; que o Azerbaijão está convencido a trilhar o caminho da economia de mercado. A assinantura deste contrato é o primeiro e grande passo para o caminho da solidifacação da economia de mercado no Azerbaijão. Assinando este contrato pavimentamos o caminho para investimentos externos no Azerbaijão e criamos condições para outras companhias trabalharem em outras esferas da economia. Assinando este contrato mostramos ao mundo que a estabilidade é real na economia e no cenário sócio-político da independente República do Azerbaijão. Assinando este contrato esperamos que nossas relações com os países das companhias em parceria neste contrato como os Estados Unidos da América, Rússia, Inglaterra, Turkia e Noruega, se desenvolvam e se consolidem-se em todas as esferas.

Assim, com todas as condições favoráveis à assinatura do contrato, nós hoje testemunhamos um grande evento. A assinatura deste contrato inicia uma nova época na vida da República do Azerbaijão, em sua economia e especialmente em sua indústria petrolífera. O contrato está sendo assinado por 30 anos. Assim, nós temos uma longo caminho a ser percorrido e tem muito trabalho nos aguardando. A o processo de elaboração deste contratato se tornará públicamente conhecido. Quero dizer a todos os participantes desta cerimônia e a todo o povo azerbaijano que se a assinatura de um contrato é difícil, sua elaboração é mais difícil ainda. Os resultados positivos e lucatrativos deste contrato para as duas partes, incluíndo o povo azerbaijano e a independente República do Azerbaijão dependerá de sua consistente implementação. Um contrato é como uma estrada de duas mãos; as duas partes tem que seguir na mesmo passo. Sem dúvida alguma, uma grande responsabilidade pesa sobre as companhias extrangeiras. Eu quero crer que estas companhias e os orgãos de governo dos seus respectivos países, tomarão os passos e as medidas necessárias para a implementação deste contrato.

A responsabilidade que pesa sobre a República do Azerbaijão é maior e mais difícil. Vocês sabem que a economia azerbaijana enfrenta uma crise profunda. Existem dificuldades também na indústria petrolífera. Vencer a crise, desenvolver a economia do país, elevar os sálarios da população para um nível adequado o mais rápido possível são alvos possíveis se todos trabalharem em cooperação para a implementação deste contrato. Eu espero que, os heróicos e experientes petroleiros, cientistas, especialistas e todos relacionados à este campo e toda a população, aceitem este desafio e façam o melhor para a sua implementação. Como Presidente do Azerbaijão, tomando a decisão de assinar este contrato, eu sinto o peso da responsabilidade e prometo que farei o que puder para cumprir este contrato.

Hoje, nesta solene e grande cerimônia, quero congratular a todos os petroleiros do Azerbaijão, ao povo azerbaijano, e a todos os cidadãos do Azerbaijão por este extraordinário e histórico evento. Quero agradecer ao trabalho das delegações da Companhia Estatal de Petróleo do Azerbaijão que se ocupou na elaboração do projeto do contrato e pelo trabalho que, em geral esta empresa tem feito. Quero parabenizar a todos eles pelos empreendimentos relacionados ao contrato. Quero parabenizar a todos os líderes do Consórcio de empresas extrangeiras, todos os funcionários destas companhias que muito trabalharam para completar o projeto deste contrato. Quero desejar a todos eles tudo de bom e expressar confiança de que nosso trabalho conjunto será um sucesso.

De coração quero congratular aos Estados Unidos da América, Rússia, Grã- Bretanha, Turquia, Noruega e seus respectivos líderes, cujas empresas petrolíferas estão presentes aqui nesta ocasião para este evento solene.

O contrato nos une uns aos outros; nós começamos uma grande cooperação que, eu não tenho dúvida, será um sucesso. Todos os obstáculos contra o contrato serão derrotados. Como o verdadeiro dono de seus recursos e de seu destino a independente República do Azerbaijão ocupará um lugar de proeminência na comunidade e na econonia mundial como um resultado do processo de cooperação advindo deste contrato.

Quero parabenizar a vocês, todos os participantes desta cerimônia e a todos os que positivamente apoiaram este contrato. Eu dou minha aprovação à assinatura deste contrato; que Deus o abençõe e que ele seja um sucesso. Quero parabenizar a assinatura do contrato hoje e no futuro em nome do povo azerbaijano.

Texto traduzido para o português da revista "Azerbaijão"em 21 de setembro de 1994